Indicado para CVM destaca combinação de mecanismos de regulação de mercados

Da Redação | 25/11/2008, 11h59

Durante a sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o advogado Otávio Yazbek, indicado para o cargo de diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), defendeu para o Brasil a adoção um arranjo institucional que combine a auto-regulação dos mercados com regras definidas pelo Estado. Para ele, auto-regulamentação não representa a liberalização de mercados. O país, disse, já dispõe de mecanismos legais para o controle adequado do mercado.

O advogado respondeu a questionamento do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), presidente da CAE. O parlamentar destacou que a crise financeira internacional reforça a necessidade de mecanismos eficientes de fiscalização dos mercados, visando assegurar prudência e transparência nas operações de mercado de capitais.

Otávio Yazbek elogiou o processo de auto-regulação de níveis diferenciados de governança corporativa de novos mercados, adotado pela Bovespa, o que resultou em avanços do mercado de capitais no Brasil, avalia. Ao falar sobre tema destacado pelo senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), Yazbek explicou que a Bovespa adotou o processo por meio da adesão das empresas, com categorias de premiação, sendo essa uma forma moderna de gestão.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: