Flexa Ribeiro pede mais recursos para tecnologia na Amazônia
Da Redação | 11/11/2008, 18h00
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) reivindicou, nesta terça-feira (11), mais investimentos em projetos de desenvolvimento tecnológico sustentável na região amazônica. Para ele, os avanços em ciência, tecnologia e inovação, aliados à preservação e ao uso consciente dos recursos naturais, são elementos estratégicos da política de desenvolvimento regional e nacional.
De acordo com o parlamentar, um dos mecanismos de política de desenvolvimento é a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que publicou um edital anunciando a alocação de R$ 450 milhões para projetos de inovação tecnológica, prevendo alocar 30% para as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Apesar de o edital se apoiar nas diretrizes da Lei de Inovação, a realidade é que somente 11% desses recursos foram concedidos às regiões mencionadas, dos quais apenas 1% para a região amazônica. Nenhum projeto foi aprovado para o estado do Pará, conforme Flexa Ribeiro.
- Questiono aqui se de fato não havia ao menos um projeto que valesse à pena ser aprovado pela Finep para desenvolver a nossa região - estranhou o senador, que lembrou a importância, por exemplo, do fomento à produção descentralizada e em pequena escala de biocombustíveis.
- Vossa Excelência, com muita precisão, denuncia uma violência contra a nossa região, justamente quando recursos fundamentais poderiam incrementar o nosso desenvolvimento. Seria muito oportuno contar na Amazônia com um núcleo, uma representação da Finep, que ainda não existe - disse, em aparte, o senador José Nery (PSOL-PA).
Flexa Ribeiro lamentou que até o momento não tenha conseguido uma audiência com o presidente da Finep, Luis Manuel Rebelo Fernandes, a quem pedirá para que seja revista a distribuição dos recursos.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: