Arthur Virgílio quer convocar presidente do BNDES para falar sobre Fundo Soberano
Da Redação | 30/10/2008, 11h01
No início da reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), anunciou a apresentação de requerimento de convocação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, para discutir a criação do Fundo Soberano. Arthur Virgílio disse considerar que o fundo será desnecessário para o país e que terá somente a função de capitalizar o BNDES, que, em sua opinião, tem sido descapitalizado "por incúria neste governo".
O presidente da CAE, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), informou que o colegiado já aprovou requerimentos para discutir a adoção do Fundo Soberano. Já o senador Renato Casagrande (PSB-ES) defendeu a aprovação do fundo por considerar que, independentemente da crise financeira internacional, o Brasil tem que se preparar para o futuro com reserva de recursos.
O projeto de lei que cria o fundo soberano (PLC 3674/08) foi aprovado na noite de quarta-feira (29) pela Câmara dos Deputados, na forma de substitutivo. Falta agora o exame dos destaques apresentados à proposta, que deverão ser votados até a próxima terça-feira (4).Em seguida, a matéria virá para o Senado.
O fundo será composto por recursos excedentes ao superávit primário e deverá financiar, de acordo com o texto aprovado, projetos empresariais estratégicos do Brasil no exterior. Os seus recursos poderão ser aplicados nos ativos mais rentáveis, como ações e títulos privados.
A CAE ouve, neste momento, esclarecimentos do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre as medidas adotadas pelo governo para enfrentar a crise financeira internacional.
Mais informações a seguir
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: