Augusto Botelho defende o SUS e pede seu aperfeiçoamento

Da Redação | 29/10/2008, 19h50

Ao registrar o aniversário de 20 anos de criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o senador Augusto Botelho (PT-RR) leu em Plenário, nesta quarta-feira (29), carta enviada ao seu gabinete pedindo aos senadores que lutem por uma maior qualificação e eficiência do sistema público de saúde.

- Sou médico e presenciei muito sofrimento de paciente que não tinha a carteira assinada e não podia ser atendido no antigo Inamps. Por isso, faço questão de subir nesta tribuna para dizer que é preciso fazer a defesa do SUS, pois o povo brasileiro merece um sistema público de saúde digno e de qualidade - disse.

Augusto Botelho lembrou que o Brasil partiu de um sistema centralizado, privatizado e focado na atenção médico-hospitalar, para o SUS: um sistema universal, descentralizado, participativo, com controle social, baseado em um conceito ampliado de saúde, que propõe tratar da qualidade de vida com promoção, prevenção e atenção (e não somente da doença)e que atende a todos os brasileiros sem distinção.

O senador citou ainda vários avanços na área da saúde alcançados a partir da implantação do SUS, tais como a universalização do atendimento em todo o território nacional, a diminuição da taxa de mortalidade infantil e o aumento da expectativa de vida, de 69,7 anos, em 1998, para 72,3 anos em 2006, entre outros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: