Trinta cidades brasileiras elegeram seus prefeitos no domingo

Da Redação | 27/10/2008, 14h47

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 27.166.584 eleitores de 30 cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores, entre as quais 11 capitais, escolheram no domingo (26) seus prefeitos, em segundo turno de eleições. Esses municípios tiveram de realizar uma segunda votação porque nenhum candidato obteve, no primeiro turno, maioria absoluta de votos válidos (50% mais um), conforme determinação legal.

De acordo com informações divulgadas pelo TSE, Gilberto Kassab (DEM) foi reeleito prefeito de São Paulo com 60,72% dos votos. O maior colégio eleitoral do país destinou à concorrente de Kassab, Marta Suplicy (PT), 39,28% dos votos.

Também foram reeleitos os prefeitos de Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e Cuiabá. Os porto-alegrenses reelegeram José Fogaça (PMDB) com 58,95% dos votos. A outra candidata, Maria do Rosário (PT), obteve 41,05% dos votos. Em Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB) foi reeleito com 58,46% dos votos ao concorrer com Walter Pinheiro (PT), que teve 41,54%. Em Florianópolis, Dário Berger (PMDB) se reelegeu com 57,68% dos votos, contra os42,32% recebidos por Esperidião Amin (PP). Em Cuiabá (MT), Wilson Pereira dos Santos (PSDB) foi reeleito com 60,47% na disputa com Mauro Mendes (PR), que conseguiu 39,53% dos votos.

No Rio de Janeiro (RJ) foi eleito Eduardo Paes (PMDB) com 50,83% dos votos. Seu concorrente, Fernando Gabeira (PV), recebeu 49,17% dos votos.

O PTB vai administrar as cidades de Manaus e de Belém. Amazonino Mendes foi eleito prefeito da capital do Amazonas com 57,13% dos votos, contra Serafim Corrêa (PSB), que obteve 42,87%. Já em Belém, Duciomar Costa (PTB) foi eleito com 59,60% dos votos. Ele venceu José Priante (PMDB), que recebeu 40,40% dos votos.

Em Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB) conquistou o cargo de prefeito com 59,12%, contra Leonardo Quintão (PMDB), que teve 40,88% dos votos. Em Macapá, Antônio Roberto Góes (PDT) foi eleito com 51,66% dos votos na disputa com Camilo Capiberibe (PDT), que obteve 48,34% dos votos. Em São Luís, João Castelo Gonçalves (PSDB) recebeu 55,84% dos votos e venceu Flávio Dino (PCdoB), que teve 44,16%.

Outras cidades brasileiras também elegeram seus prefeitos em 2º turno. No estado de São Paulo, foram eleitos Rodrigo Agostinho Mendonça (PMDB), para a prefeitura de Bauru; Sebastião Alves de Almeida (PT), para Guarulhos; Oswaldo Dias (PT), para Mauá; Aidan Antônio Ravin (PTB), para Santo André; Luiz Marinho (PT), para São Bernardo do Campo; e Valdomiro Lopes (PSB), para São José do Rio Preto.

As cidades mineiras de Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros elegeram seus respectivos prefeitos: Marília Aparecida Campos (PT), Custódio Antônio de Mattos (PSDB) e Luis Tadeu Leite (PMDB). Já os municípios gaúchos de Pelotas e Canoas elegeram, respectivamente, Adolfo Antonio Fetter Júnior (PP) e Jairo Jorge da Silva (PT). No Rio de Janeiro, foram eleitos Rosinha Garotinho (PMDB), para a prefeitura de Campos, e Paulo Roberto Mustrangi de Oliveira (PT), para Petrópolis.

No Paraná, também foram eleitos Antonio Casemiro Belinatti (PP) e Pedro Wosgrau Filho (PSDB), respectivamente para as prefeituras de Londrina e Ponta Grossa. Ainda foram eleitos prefeitos Neucimar Ferreira Fraga PR), em Vila Velha (ES); Antonio Roberto Otoni Gomide (PT), em Anápolis (GO); Veneziano Vital do Rego Segundo Neto (PMDB), em Campina Grande (PB); e Carlito Merss (PT), em Joinvile (SC). 

Além das cidades com mais de 200 mil eleitores, também o município de Benedito Leite (MA) promoveu eleições no último domingo, já que o pleitono 1º turno havia sido anulado. Com 1.484 de votos válidos, foi eleito prefeito Júnior Coelho (PRB).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: