Raupp defende reaparelhamento e modernização da FAB

Da Redação | 21/10/2008, 13h27

Em discurso na sessão solene do Congresso em homenagem à Força Aérea Brasileira (FAB) e ao Dia do Aviador, o líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), destacou a necessidade de reaparelhamento e modernização da FAB para que a instituição possa cumprir a missão de assegurar a soberania nacional, especialmente na Amazônia.

- Para isso, a ação decidida do ministro Nelson Jobim, à frente do Ministério da Defesa, tem-nos dado esperanças de que nossa Força Aérea conseguirá, finalmente, modernizar-se para fazer frente aos desafios do Brasil de hoje - disse Raupp.

O senador afirmou que, desde os pioneiros tempos do Correio Aéreo Nacional até as modernas atividades de proteção da Amazônia, no bojo do Projeto Sivam, a FAB tem sido uma das principais garantidoras da soberania nacional.

Na opinião do senador, o Programa Sivam, sob responsabilidade da FAB, tem sido um dos fatores decisivos para o processo de integração da Amazônia ao resto do país. Seja na aviação civil ou na aviação militar, observou ele, o Brasil conta com "um corpo de dedicados aviadores" voltado para o atendimento dos interesses da Nação.

O país, acrescentou o senador, é hoje um ator importante no cenário aeronáutico mundial. Participa de programas internacionais de exploração de espaço, desenvolve aviões utilizados em diversos países e atua em quase todos os domínios do transporte aéreo, da fabricação à comercialização.

Autor do requerimento para a realização da homenagem, juntamente com a deputada Rebecca Garcia (PP-AM), Raupp destacou o papel de Santos Dumont no desenvolvimento da aviação. Também a deputada chamou a atenção para o gênio criativo de Santos Dumont e para o seu papel como criador da aviação.

O senador Romeu Tuma (PTB-SP), em discurso no Plenário, destacou o papel da Aeronáutica na integração da Amazônia, tanto do ponto de vista social, de ajuda à população, quanto da defesa da soberania brasileira na região.

Tuma lembrou o papel da FAB, em conjunto com a Marinha, na proteção da "Amazônia Azul", referindo-se à plataforma marítima brasileira. No discurso, o senador por São Paulo pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais recursos para as Forças Armadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: