Quintanilha celebra 20º aniversário de Tocantins e destaca avanços

Da Redação | 20/10/2008, 18h36

O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) registrou nesta segunda-feira (20) a passagem, no último dia 5 de outubro, do 20º aniversário de criação do estado de Tocantins. Na avaliação do senador, a independência foi o maior presente recebido pela população daquela região, conhecida como "corredor da miséria" e esquecida, segundo ele, pelo então governo de Goiás.

Quintanilha listou os avanços alcançados pelo estado nesses 20 anos, como nas áreas de infra-estrutura, educação, saúde e moradia. O senador disse que o Tocantins hoje conta com água tratada em todos os 139 municípios e destacou a Ferrovia Norte-Sul como uma das mais importantes obras do governo federal. Ele ressaltou que, entre os objetivos buscados com a construção dessa ferrovia, estava a mudança na matriz de transporte do Brasil.

O senador também defendeu a implementação de duas grandes hidrovias no estado, nas bacias do Rio Araguaia e do Rio Tocantins. Quintanilha disse que a construção de usinas hidrelétricas sem as eclusas, no Rio Tocantins, é um erro, pois impede o uso do rio como hidrovia. Ele revelou que, juntamente com o governador do estado, Marcelo Mirada, visitou o Banco Mundial - ocasião em que o presidente da instituição financeira disse que via com bons olhos projetos que viabilizem hidrovias e que permitam a integração entre várias modalidades de transporte.

O senador Mão Santa (PMDB-PI) elogiou, em aparte, o modelo de ensino universitário a distância elaborado no Tocantins e que está sendo utilizado em todo o país por meio da Internet.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: