Paulo Paim lembra os 200 anos do Banco do Brasil
Da Redação | 14/10/2008, 16h34
Em pronunciamento nesta terça-feira (14), o senador Paulo Paim (PT-RS) saudou o aniversário de 200 anos do Banco do Brasil, comemorado neste mês de outubro. Paim lembrou que a instituição - fundada em 1808, por iniciativa do príncipe regente dom João - tem marcado presença em todos os momentos decisivos da trajetória do país.
- Na Independência, por exemplo, o Banco do Brasil foi a principal parceria no custeio de escolas e hospitais. No fim dos anos 1880, destacou-se ao destinar as primeiras linhas de crédito para a agricultura. E este é um papel inquestionável que o banco mantém até os dias de hoje: o de impulsionar, principalmente, o setor agrícola - afirmou.
Em seu discurso, Paim destacou ainda a importância dos bancos estatais no atual cenário econômico mundial, em que muitos países deverão contar com recursos públicos para se protegerem da crise financeira.
- O Banco do Brasil, ao lado da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), incentiva e pratica o processo de alavancar o progresso de toda a economia de nosso país. É importante lembrar também que a Caixa Econômica Federal tem uma atuação de destaque, principalmente no custeio habitacional, e que o BNDES é um dos principais financiadores de pequenos e médios empresários - destacou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: