Governo está respondendo à crise de maneira responsável, diz Raupp

Da Redação | 14/10/2008, 16h45

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse nesta terça-feira (14) que o Brasil não ficará totalmente imune à crise global dos mercados financeiro de capitais, mas elogiou a atitude e as medidas adotadas pelo governo antes e durante as turbulências nas bolsas do mundo todo.

- A administração econômica e financeira do país tem sido conduzida de modo responsável - opinou o parlamentar.

Raupp salientou que as autoridades brasileiras não embarcaram na onda da desregulamentação total do setor bancário, apesar da pressão de muitos investidores e comentaristas econômicos. E os bancos brasileiros, muito em função da eficiente supervisão a que estão submetidos, não foram apanhados com uma massa de aplicações especulativas, ao contrário de instituições americanas e européias.

Conforme Raupp, embora não se preveja grandes abalos, o Brasil deverá ser afetado em algum grau pela falta de financiamento nos mercados mundiais e pela queda de investimentos, sobretudo estrangeiros, o que deverá provocar a "alguma desaceleração do crescimento econômico' e conseqüências negativas em termos de renda e emprego.

O senador destacou, de qualquer forma, as declarações do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Coutinho, ao jornal Folha de S. Paulo, dando conta de que a instituição conta com fundos suficientes para enfrentar as turbulências e manter o investimento em curso. E para o periódico britânico Financial Times, assinalou o parlamentar, "o Brasil sairá relativamente ileso da crise".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: