CE debate desempenho brasileiro nas Olimpíadas de Pequim

Da Redação | 14/10/2008, 11h01

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), presidida pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), está reunida neste momento para debater o desempenho da delegação brasileira de atletas nos Jogos Olímpicos de Pequim, disputados na China em agosto deste ano. Também devem ser discutidas políticas públicas para os esportes.

- Não está em discussão o desempenho individual dos nossos atletas, mas o desempenho nacional - explicou o senador Cristovam Buarque.

A delegação brasileira terminou os jogos de Pequim na 23ª colocação no quadro de medalhas, tendo conquistado quinze medalhas - três medalhas de ouro, quatro de prata e oito de bronze. Nos jogos anteriores, ocorridos em 2004 em Atenas, o Brasil classificou-se na 16ª posição, com cinco medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze - dez no total. Geralmente, a classificação do quadro de medalhas é feita com base no número de medalhas de ouro.

Os senadores da CE acabaram de ouvir o empresário, velejador e ex-secretário Nacional de Esportes, Lars Grael, campeão mundial de iatismo na classe Snipe em 1983 e ganhador da medalha de bronze em duas olimpíadas - Seul (1988) e Atlanta (1996). Neste momento, fala à comissão "Magic" Paula, a ex-atleta Maria Paula Gonçalves, atualmente coordenadora de Gestão de Esportes de Alto Rendimento da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo.

Também serão ouvidos nesta reunião o professor de Educação Física e especialista em atletismo - Centro de Estudo de Atletismo, Fernando Franco Ferreira; e o diretor do Departamento de Excelência Esportiva e Promoção de Eventos do Ministério do Esporte, Herval Barros.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: