País está "equilibrado" para enfrentar a crise, analisa Gilvam Borges
Da Redação | 10/10/2008, 10h24
O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) ocupou a tribuna nesta sexta-feira (10) para tentar tranqüilizar a sociedade brasileira diante da crise mundial que se avoluma. Para ele, as contas públicas do país estão equilibradas e o governo possui suficientes reservas de dólares - cerca de US$ 200 bilhões - para, se preciso for, injetar dinheiro no mercado e conter a fuga de capitais.
- Não há motivos, portanto, para pânico, angústia ou desespero. O governo brasileiro vem fazendo muito bem o seu dever de casa, a exemplo das recentes medidas adotadas pelo Banco Central, entre as quais a destinada a socorrer bancos de pequeno e médio porte que enfrentam dificuldades para fechar o caixa - observou o senador.
Gilvam Borges afirmou ainda que renomados economistas e analistas internacionais prevêem que o Brasil "vai sair praticamente ileso da atual crise". E disse que a alta do dólar registrada nas últimas semanas é de caráter artificial, causada por problemas vinculados à especulação financeira.
O senador garantiu que as empresas brasileiras estão sólidas e que todos os índices econômicos dão conta de que a economia brasileira, apesar da crise, continua estável. Como prova, informou que a inflação, no mês passado, desacelerou e ficou na casa de 0,26%. Gilvam Borges adiantou ainda que, por enquanto, o governo não vai mexer na proposta orçamentária para 2009.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: