Paim diz que Constituinte foi "um dos momentos mais bonitos da história do Brasil"
Da Redação | 09/10/2008, 16h44
O senador Paulo Paim (PT-RS) fez nesta quinta-feira (9) um pronunciamento homenageando a Assembléia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição de 1988. Para ele, o período de atuação da Constituinte foi "um dos momentos mais bonitos da história do Brasil".
Com a voz embargada, lembrou a sessão de instalação da Assembléia, em 1º de fevereiro de 1987, conduzida pelo então presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Moreira Alves. Mencionou a frase pronunciada no dia seguinte pelo deputado Ulysses Guimarães, quando este foi eleito presidente da Constituinte: "Esta será a Constituição cidadã, porque recuperará como cidadãos milhões de brasileiros, segregados nos guetos da perseguição social. O povo nos mandou fazer a Constituição, não ter medo. Viva a vida que ela vai defender e semear".
O parlamentar afirmou que 30 milhões de brasileiros saíram da linha da miséria absoluta graças aos avanços conquistados com a Constituição. Paim disse que "faria tudo de novo". Para ele, a maior parte das alterações introduzidas na Carta significou retrocesso.
No mesmo pronunciamento, Paim pediu um voto de pesar pela morte do jornalista e escritor gaúcho Luiz Pilla Vares, ex-secretário municipal de Cultura de Porto Alegre e ex-secretário estadual de Cultural do Rio Grande do Sul.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: