PMDB elege a maior quantidade de prefeitos no primeiro turno das eleições
Da Redação | 06/10/2008, 16h30
Os resultados do primeiro turno desta eleição reproduzem, no âmbito municipal, e em linhas gerais, o quadro partidário das bancadas no Senado. Com 1.200 prefeitos eleitos, o PMDB mantém sua primeira colocação - o partido ocupa 21 das 81 cadeiras de senadores; assim como o PSDB, o segundo em números da Casa - 13 senadores -, também sai em segundo lugar na conquista de prefeituras - 784.
Em seguida ao PMDB, e de acordo com os resultados das eleições do primeiro turno, apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PSDB ficou em segundo lugar na disputa pelas 5.563 prefeituras, elegendo 784 prefeitos; o PP ficou em terceiro, com 548 prefeitos; e o PT, em quarto, com 546, seguido pelo DEM, com 497, e pelo PTB, com 413.
No segundo turno, em 26 de outubro, o PMDB irá concorrer em 11 cidades com mais de 200 mil eleitores, cinco delas, capitais - Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Florianópolis; PT e PSB concorrerão em três capitais cada; PSDB e PTB em duas cada; enquanto DEM, PP, PV, PDT, PR, PCdoB concorrerão em uma capital cada um.
No Senado, essa relação partidária revela que o partido com maior número de parlamentares é o PMDB, que tem 21 representantes; seguido pelo PSDB, com 13 parlamentares. Em terceiro estão empatados DEM e PT, com 12 senadores cada. O PTB tem 7 senadores, o PDT conta com 5 e o PR possui 4. O PSB tem dois representantes na Casa e as siglas PCdoB, PP (terceiro lugar no número de prefeituras), PRB, PSOL e PSC têm apenas um senador cada.
Capitais
A análise sobre o desempenho partidário especificamente nas 26 capitais revela que o PT está em primeiro lugar, por ter conseguido eleger prefeitos em seis dessas capitais - Rio Branco, Fortaleza, Vitória, Recife, Porto Velho e Palmas. O partido vai disputar, no segundo turno, as prefeituras de Porto Alegre, Salvador e São Paulo.
Em relação às capitais, ainda, três partidos ficaram empatados com candidatos eleitos em duas prefeituras, cada um - PMDB, PSDB e PSB. Outras três agremiações elegeram prefeitos em apenas uma capital cada - PV, PP e PCdoB.
Ainda segundo o TSE, haverá segundo turno em 29 cidades - incluindo as 11 capitais - no próximo dia 26. A exigência de segundo turno é para os 77 municípios com mais de 200 mil eleitores nos quais nenhum candidato tenha obtido maioria absoluta dos votos válidos - 50% mais um.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: