Mercadante credita a Lula "vitória expressiva" dos partidos aliados nas eleições municipais
Da Redação | 06/10/2008, 16h56
O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) comemorou nesta segunda-feira (6) o que classificou como uma "vitória expressiva" do seu partido e dos partidos aliados do governo nas eleições municipais em todo o país. Segundo ele, esse desempenho eleitoral se deve à popularidade do presidente Lula, que também estaria diretamente ligado a um "sentimento de felicidade, de otimismo, satisfação e esperança" do povo.
- O presidente Lula tem 80% de apoio do povo brasileiro, é o presidente mais bem avaliado da história do Brasil e é evidente que esse sentimento esteve presente nessas eleições municipais - afirmou.
Mercadante disse que tirou dois aprendizados das eleições municipais: existe uma tendência predominante do eleitorado à reeleição e houve um fortalecimento do PT e dos partidos aliados nas 79 maiores cidades brasileiras. O senador afirmou que a reeleição foi facilitada porque os prefeitos - inclusive os de oposição - tiveram muito mais recursos e o apoio do governo federal para governar. O senador também ressaltou a diferença entre o PT e o PSDB.
- Nessas 79 cidades, o PT tem mais que o dobro do PSDB. O PSDB não ganhou nenhuma eleição na Grande São Paulo - afirmou.
Em relação a São Paulo, Mercadante comparou a votação que teve há dois anos, quando se candidatou ao governo do estado, com a votação obtida pela ex-prefeita Marta Suplicy no primeiro turno. Segundo ele, os 32,78% dos votos dados a Marta são praticamente os mesmos 34,24% dados a ele dois anos atrás, "em números absolutos". O senador disse que o segundo turno na capital paulista será um grande desafio e que o PT precisa atrair o voto de "uma classe média moderna, contemporânea".
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: