TV Senado resgata história de sonhadores
Da Redação | 02/10/2008, 18h47
Como parte das comemorações dos 20 anos do início dos trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte, instalada em 1987, a TV Senado produziu, no ano passado o documentário Cartas ao País dos Sonhos. Para a realização do documentário, 12 dos quase 73 mil brasileiros que escreveram aos constituintes manifestando a sua opinião sobre os direitos que ansiavam ver garantidos pela Constituição foram procurados pela equipe da TV.
O documentário, de cerca de uma hora, faz um resgate emocionante dos sonhos registrados naqueles formulários, desejos que ainda se mostram atuais, e o trabalho desses cidadãos nessas duas décadas para transformarem, pelo menos, a realidade que os cerca. O trabalho deu origem ainda a um livro, um DVD e a um site (www.senado.gov.br/tv/cartas).
Entre os entrevistados, está a enfermeira de Manaus (AM) Francisca Selene, autora da proposta para universalização da Saúde, com a criação de um sistema único, que, em sua opinião, deveria ser sustentado com recursos provenientes de impostos sobre o lucro das empresas. Já Sebastiana Garcia, assistente social e gestora do programa Bolsa-Família em Soure, na Ilha de Marajó (PA), outra entrevistada, pediu que a Constituição garantisse o direito à alimentação para crianças carentes. No documentário, aparece também o engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues, à época presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e que foi ministro da Agricultura do governo Luiz Inácio Lula da Silva. A sua atuação possibilitou a inserção de dispositivos relevantes para o cooperativismo no texto constitucional.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: