Heráclito registra conferência sobre os 20 anos da Constituição

Da Redação | 30/09/2008, 16h57

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), em discurso nesta terça-feira (30), registrou a realização, na semana passada, da conferência Os 20 Anos da Constituição Federal de 1988 - Avanços e Retrocessos, promovida pela seccional do Piauí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento contou com a presença de constituintes, como o ex-senador Bernardo Cabral, que foi relator-geral do texto constitucional, e de juristas como o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence.

- Nesse encontro pudemos reviver de maneira positiva dias que marcaram nossa história - disse o senador.

Heráclito elogiou a palestra do ministro aposentado do STF Sepúlveda Pertence, sobre os vários aspectos da elaboração da Carta, suas falhas e seu lado positivo e lembrou o trabalho de Bernardo Cabral para a sistematização dos artigos. Recordou, ainda, a pressão vivida à época para que pedidos e imposições constassem do texto da nova Constituição.

O senador lamentou a ausência de companheiros constituintes como Mário Covas e Ulysses Guimarães, já falecidos, e louvou o trabalho de Roberto Cardoso Alves, Paulo Afonso Martins de Oliveira e Jarbas Passarinho, entre outros, para a aprovação da Constituição, promulgada em 5 de outubro de 1988.

Heráclito registrou ainda visita ao candidato de seu partido à reeleição para a Prefeitura de São Paulo, Gilberto Kassab, e ao governador do estado, José Serra. Ele lamentou a divisão entre PSDB e DEM na disputa, com a candidatura do tucano Geraldo Alckmin.

- Resta torcer para que o que vencer no primeiro turno marche com o companheiro que não alcançar o número suficiente, para que possamos ter uma unidade que leve a nossa tradicional coligação à Vitória em São Paulo - disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: