Senado leva obra de Carpeaux para Feira Pan-Amazônica

Da Redação | 18/09/2008, 15h05

Começa nesta sexta-feira (19) e prossegue até o dia 28 de setembro a 12ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém (PA). Além de mostrar o melhor da produção literária da região e do país, o evento incluirá música, cinema, teatro e artes plásticas. A estimativa dos organizadores é que 300 mil pessoas visitem o Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O público paraense terá acesso, no estande do Senado, ao recém-lançado livro História da Literatura Ocidental, de Otto Maria Carpeaux.

Apresentada em quatro volumes, que totalizam 2.880 páginas, a publicação vem batendo recordes de venda desde seu relançamento, na Bienal do Livro de São Paulo. Em levantamento promovido pelo jornal Folha de São Paulo, por meio do qual especialistas elegeram os cem melhores títulos de não-ficção do século 20, a obra classificou-se entre as 20 primeiras.

No primeiro volume de História da Literatura Ocidental, Carpeaux aborda a Antiguidade Greco-Latina, passando pelas expressões literárias da Idade Média, do Renascimento e da Reforma. No segundo, o autor discorre sobre o Barroco e o Classicismo no mundo ocidental. Nele, estão analisados a poesia, o teatro, a epopéia e o romance picaresco, entre outras formas de expressão literária, e autores como Cervantes, Góngora, Shakespeare e Molière.

O terceiro livro trata do Romantismo até os dias atuais, incluindo o Realismo e o Naturalismo e seu espírito de época. Estuda autores como Balzac, Machado de Assis, Eça de Queiroz, Tolstoi, Dostoievski, Baudelaire, Augusto dos Anjos, Graça Aranha e Mário de Andrade, entre outros. O último volume analisa a atmosfera intelectual, social e literária do fim do século, o surgimento do Simbolismo e o que o autor chama de "A época do equilíbrio europeu". Também passeia pelas vanguardas do século 20 e faz um esboço das tendências contemporâneas.

Roberto Homem / Assessoria da Presidência

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: