Cristovam diz que " tranqüilidade" na economia é resultado do amadurecimento do Brasil

Da Redação | 17/09/2008, 19h22

Em pronunciamento nesta quarta-feira (16), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que a "tranqüilidade" vivida pelo Brasil diante da crise financeira dos Estados Unidos não é resultante de circunstâncias atuais, mas fruto de um "amadurecimento" vivido pelo país nos últimos anos.

- Um pilar da tranqüilidade está no governo FHC [o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso]. Outro pilar está no governo Lula. A tranqüilidade que o Brasil vive é fruto de um amadurecimento, de um pacto não escrito pelos dois últimos governos - afirmou.

Para Cristovam, o Brasil amadureceu graças a uma política de responsabilidade fiscal e de "uma intervenção no momento certo", que impediu a quebra do sistema bancário. O senador se referia ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer), adotado pelo governo FHC.

- O americano está fazendo um Proer caótico. Aqui pelo menos foi organizado. Evitou a quebra de bancos. As conseqüências [da quebra] são mais graves do que o dinheiro que se gasta. Foram medidas necessárias, como estão sendo necessárias nos Estados Unidos - disse.

Em seu discurso, no entanto, Cristovam apontou três fatores que podem ameaçar a atual "tranqüilidade" da economia nacional: o aumento dos gastos públicos; o déficit na balança comercial; e o perfil dos produtos brasileiros de exportação.

- A longo prazo, a economia do Brasil não vai conseguir florescer se não mudarmos o perfil do produto de exportação brasileiro. Ter a economia baseada na exportação de ferro, soja e bens primários é contra o tempo. No século 21, os setores de exportação serão aqueles com produtos de alto teor tecnológico. Isso exige investimentos em ciência, tecnologia e educação - afirmou.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) observou que o Brasil vem diversificando a sua pauta de exportações, ao contrário do que ocorria há 30 anos.

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: