Alvaro Dias quer verbas para universidades proporcionais ao número de habitantes
Da Redação | 11/09/2008, 16h37
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) pediu em discurso, nesta quinta-feira (11), que o governo federal destine verbas às universidades federais de acordo com o número de habitantes de cada estado, eliminando o atual critério de dividir os recursos entre as universidades já existentes. Ele considera que o novo critério seria mais justo e democrático e acabaria com os privilégios existentes.
O senador lembrou que, quando governador do Paraná (1987/91), instituiu a gratuidade nas universidades estaduais, permitindo que "400 mil jovens pobres pudessem se formar" durante sua administração. Lamentou que o governo paranaense tenha reduzido os gastos com as suas universidades para 6% de suas receitas, em comparação com os 12% de sua época.
Alvaro Dias cumprimentou a população de Ponta Grossa (PR) pelo aniversário de 185 anos da cidade, no próximo dia 15. Informou ainda que foi homenageado na última sexta-feira (5), em Foz do Iguaçu (PR), durante o encontro de profissionais da indústria. Ele é autor de projeto que fixa o piso salarial dos técnicos industriais em 66% do piso dos profissionais de ensino superior da área. A proposta foi aprovada pelos senadores, mas depende de votação da Câmara dos Deputados.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: