Marco Maciel lembra 40 anos da revista Veja
Da Redação | 05/09/2008, 12h07
A celebração dos 40 anos da revista Veja, da Editora Abril, comemorados com um simpósio realizado em São Paulo no último dia 2, foi o tema que levou o senador Marco Maciel (DEM-PE) a ocupar a tribuna do Plenário nesta sexta-feira (5). Ao iniciar seu pronunciamento, o parlamentar por Pernambuco lembrou que a Veja é, atualmente, o produto que mais vende dentre todos os da Abril. Destacou ainda que o simpósio foi muito oportuno, pois teve como tema O Brasil que Queremos Ser.
- O simpósio discutiu um pouco o passado, refletindo sobre as esperanças do futuro - explicou Maciel, que participou do encontro em São Paulo.
Entre os temas abordados no simpósio por diretores e jornalistas da Veja, Maciel destacou questões relativas à educação, ao meio ambiente e à economia; à relação entre democracia, raça e pobreza; e às mega-cidades.
- Nos últimos quarenta anos, o Brasil se converteu rapidamente de um país agrário para um país com dois terços de sua população vivendo nas cidades. Mas o que é mais grave nessas cidades não é o processo de urbanização, mas o de megalopolização; ou seja, a ida para as grandes cidades, uma problemática do processo de urbanização - afirmou o senador.
Maciel registrou trechos do discurso do diretor-presidente do Grupo Abril, Roberto Civita, sobre a liberdade de imprensa.
- Em síntese, o que nós, portanto, advogamos numa sociedade democrática é que haja ampla liberdade de imprensa e o que nós queremos é que a imprensa seja livre - afirmou Maciel.
O senador por Pernambuco lembrou, ao final de seu discurso, que o Brasil convive com problemas diversos de ordem econômica e social. Destacou ainda que o país precisa avançar no sentido de promover uma ampla reforma institucional e fortalecer a Federação.
- Existe uma enorme concentração de poder na mão da União, em detrimento dos estados e municípios. Eu diria que democracia rima com cidadania e cidadania só existe quando ocorre uma verdadeira descentralização - afirmou o senador.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: