Geraldo Mesquita defende realização de mais plebiscitos
Da Redação | 03/09/2008, 17h41
O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) acredita que o Brasil deveria realizar mais plebiscitos para decidir sobre temas relevantes. Mesquita, que se encontra em missão oficial da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) em países do Caribe, citou o exemplo do Panamá, que consultou a população antes de decidir sobre a expansão do canal que permite a ligação marítima entre o Pacífico e o Atlântico.
- É uma obra equivalente à transposição do Rio São Francisco. Só que no Panamá a população foi ouvida e no Brasil a decisão foi de três ou quatro pessoas. São obras de grande impacto na vida das pessoas - afirmou.
O senador lembrou que o plebiscito é um mecanismo previsto na Constituição brasileira, mas pouco usado no nosso país.
- O plebiscito é uma característica do sistema democrático e temos um ranço autoritário muito grande. A consulta à população vai no caminho inverso da concentração de poder de decisão - disse.
Para Mesquita Júnior, o Brasil precisa exercitar mais o processo democrático de fato e a tendência brasileira para concentrar poder é um sinal das deficiências do país nesse setor.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: