Delegação da CRE entrega a magistrados panamenhos denúncias feitas pela CPI da Pedofilia

Da Redação | 02/09/2008, 19h37

O senador Virgínio de Carvalho (PSC-SE) entregou ao presidente da Corte Suprema de Justiça do Panamá, Harley J. Mitchell, nesta terça-feira (2), documentos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia sobre a hospedagem de sites com fotos de abuso sexual contra menores de idade em servidores do Panamá. O magistrado e a vice-presidenta da corte, Esmeralda Arosemena de Troitiño, prometeram tomar providências em relação à denúncia.

O senador encontra-se no Panamá com uma comitiva da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), da qual fazem parte também o presidente da comissão, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), o vice-presidente da CRE, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), e os senadores Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), e Marco Antônio Costa (DEM-TO). A delegação já passou pela Guiana e visitará ainda Jamaica, República Dominicana e Haiti.

Durante a visita à Corte Suprema de Justiça panamenha, o senador Heráclito Fortes destacou que os parlamentares da CRE buscam, nessa viagem de diplomacia parlamentar, aproximar os povos dos dois países. 

- Queremos fazer o que a diplomacia oficial às vezes não consegue devido à liturgia do cargo: buscamos o entendimento - afirmou Heráclito.

Durante o encontro com os senadores, a juíza Esmeralda Troitiños destacou a cooperação entre Brasil e Panamá, no campo educacional, e também a relevância internacional da legislação brasileira na proteção de crianças e adolescentes.

O presidente da Corte Suprema de Justiça, Harley Mitchell, sublinhou a política de solidariedade que o Brasil tem com os outros países da América Latina e disse que o nosso país é um "exemplo digno de admiração quanto ao desenvolvimento econômico, social e desportivo".

Ainda nesta terça-feira, os parlamentares encontraram-se com o presidente da República do Panamá, Martín Torrijos e com o presidente da Assembléia Nacional do Panamá, Raúl Rodriguez Araúz, também com o objetivo de promover a aproximação entre os dois países.

Durante a visita dos parlamentares brasileiros, Raúl Arúz declarou apoiar a proposta de ampliação do número de membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para incluir o Brasil. O parlamentar afirmou ser importante ter entre os membros do conselho países "comprometidos com a paz internacional e com os esforços da ONU para erradicar a pobreza, o terrorismo, o narcotráfico e ameaças como a Aids".

Na quarta-feira pela manhã os parlamentares partem para Kingston, capital da Jamaica, onde encontrarão autoridades locais, como o primeiro-ministro jamaicano, Bruce Golding, e os presidentes da Câmara e do Senado da Jamaica, respectivamente Delroy Chuck e Oswald Harding.

O senador Eduardo Azeredo deixa a comitiva antes da viagem para a Jamaica. Ele apresentará palestra sobre legislação de combate aos crimes cometidos pela Internet em congresso promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA). O encontro será em Bogotá, na Colômbia, nos dias 2 e 3 de setembro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: