Adelmir critica tratamento dispensado a idosos por planos de saúde e Zambiasi destaca avanços na legislação

Da Redação | 02/09/2008, 13h53

Em discurso durante a sessão especial do Senado desta terça-feira (2) destinada a comemorar a Semana do Idoso, o senador Adelmir Santana (DEM-DF) registrou as dificuldades que os idosos que têm planos de saúde enfrentam para utilizar os serviços prometidos nos contratos. Ele criticou a demora na autorização de exames e cirurgias, o que prejudica os idosos.

- Os prazos de carência são absurdos e a demora na autorização de exames e cirurgias causa muitos aborrecimentos - disse Adelmir Santana.

O senador citou ainda reportagem divulgada pela TV Globo sobre o desinteresse dos corretores de seguro em vender planos de saúde para pessoas com mais de 59 anos de idade.

- O motivo é que as empresas não pagam comissão aos vendedores pelos planos de saúde adquiridos por idosos. Mas para clientes de zero a dezoito anos, portanto, que não usam plano de saúde, a comissão é bem vantajosa - explicou o senador.

Por isso, enfatizou o senador, não há o menor interesse dos corretores em negociar a venda de um plano de saúde justamente para aqueles que mais precisam.

Legislação

Na mesma sessão, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) destacou os avanços na legislação brasileira para a proteção dos idosos. Essa legislação, segundo ele, é uma das mais modernas do mundo, pois busca proteger, resgatar, promover e incluir mais de 20 milhões de idosos brasileiros no processo social.

- Coroando a formidável luta do movimento social, temos aqui o Estatuto do Idoso, que encontrou no nobre colega, senador Paulo Paim, a garra, a sensibilidade, a determinação e a capacidade para articular e construir, em conjunto com ativistas e entidades representativas de aposentados, pensionistas e idosos, esta peça exemplar e de valor inestimável para a Nação brasileira - disse Zambiasi.

O senador gaúcho lembrou que no Brasil já se identifica o crescimento da população de idosos, que hoje chega a 23 milhões de pessoas, e disse que essas pessoas merecem respeito e dignidade.

- A cidadania se constrói com direitos: direito ao trabalho, direito à saúde, direito à assistência social, direito à educação - acrescentou Zambiasi.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: