PEC inclui atenção aos idosos no currículo escolar para todas as etapas de ensino
Da Redação | 01/09/2008, 12h13
Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) proposta de emenda à Constituição (PEC 15/08) de autoria do então senador Geovani Borges com o objetivo de incluir "a temática referente aos idosos" nos currículos escolares, em todos os níveis e etapas do ensino. O texto da proposta diz que a inovação curricular deve ser articulada, de preferência, às políticas dos idosos e às entidades que lhes dão amparo.
Ao justificar a proposta, Geovani Borges afirmou que o Brasil tem de oferecer a seus idosos condições dignas de vida. Além dos programas inclusivos de educação, saúde, segurança e assistência social, é fundamental despertar todos os cidadãos para suas obrigações de respeito aos idosos e de cuidado com eles, argumenta o autor da proposta.
Para Geovani Borges, "esse envolvimento, com a presença de conteúdos e atividades referentes à terceira idade, desde a educação infantil até a pós-graduação do ensino superior, permitirá formar corretamente os cidadãos quanto aos cuidados dos idosos (...)".Sem essa preparação, avalia o senador, qualquer política pública destinada a essa crescente parcela da população perderá sua eficácia.
"Tornar cada cidadão apto a lidar com os idosos, no lar e em todos os grupos da sociedade, bem como em todos os espaços da comunidade, é um dever imperioso do Estado, que pode ser facilitado pela inclusão dessa temática nos currículos escolares, em todos os níveis de ensino", destaca ainda Geovani Borges, na justificação da proposta.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: