Delegação da CRE inicia diplomacia parlamentar na Guiana
Da Redação | 01/09/2008, 09h51
Os senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) que estão em visita a cinco países do Caribe têm encontro oficial nesta segunda-feira (1º) com o presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo, e com o primeiro-ministro, Samuel Hinds. Os parlamentares chegaram domingo (31) ao país, em missão diplomática que durará dez dias. O objetivo da viagem, explicou em entrevista à Agência Senado o presidente da CRE, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), é fortalecer as relações do Brasil com esses países.
– A CRE vem buscando promover a diplomacia parlamentar, ou seja, ações complementares de aproximação entre os países com o objetivo de desenvolver o diálogo que pode ser inibido pelas regras da diplomacia formal - afirmou Heráclito.
Os senadores ficarão até a noite desta segunda-feira em Georgetown, capital da Guiana e sede da Comunidade do Caribe (Caricom). A próxima agenda da delegação é no Panamá.
No primeiro dia em Georgetown, os parlamentares foram recebidos para almoço na embaixada brasileira, a convite do embaixador Arthur Meyer, e depois assistiram à cerimônia de encerramento do 10º Festival de Artes do Caribe (Carifesta 10), um evento que durou dez dias e trouxe representações culturais de diversos países caribenhos. Os senadores acompanharam a cerimônia a convite do presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo.
Nesta segunda-feira, além da visita oficial ao presidente e ao primeiro-ministro, a delegação da CRE tem encontro com o secretário-geral da Comunidade do Caribe, Edwin Carrington, e com o presidente da Assembléia Nacional da Guiana, Hari N. Ramkanan.
Além do presidente da CRE, participam da viagem os senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Virgínio de Carvalho (PSC-SE), Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Marco Antônio Costa (DEM-TO). Nessa missão, os parlamentares visitarão ainda mais dois países que, assim como a Guiana, fazem parte da Comunidade do Caribe "Jamaica e Haiti" além do Panamá e da República Dominicana.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: