Delegação da CRE visitará cinco países do Caribe
Da Redação | 29/08/2008, 18h56
Delegação de parlamentares da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) visitará a partir de domingo (31) cinco países do Caribe: Guiana, Haiti, Jamaica, República Dominicana e Panamá. Os três primeiro integram a Comunidade do Caribe (Caricom). O objetivo, explicou em entrevista à Agência Senado o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), presidente da CRE, é fortalecer as relações entre esses países e o Brasil.
A CRE já promoveu viagens a países da África e Ásia e o sucesso dessas missões, na promoção do que Heráclito chama de diplomacia parlamentar, encorajou o senador a agendar novas visitas, desta vez à América Central.
- A CRE vem buscando promover a diplomacia parlamentar, ou seja, ações complementares de aproximação entre os países com o objetivo de desenvolver o diálogo que pode ser inibido pelas regras da diplomacia formal - explicou Heráclito.
Na Jamaica, informou o senador, o principal objetivo da missão é visitar a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos. Essa instituição tem grande relevância política porque define os limites de cada nação para exploração do fundo do mar. Tanto a exploração da camada de pré-sal quanto os limites para a atuação da Quarta Frota da Marinha norte-americana são assuntos do âmbito desse órgão, destacou Heráclito.
No Haiti, a intenção dos senadores é prestigiar os militares brasileiros que estão no país em missão da Organização das Nações Unidas (ONU). Na capital, Porto Príncipe, os parlamentares assistirão ao desfile de 7 de setembro, informou ainda Heráclito Fortes.
Além do presidente da CRE, a viagem, que durará dez dias, terá a participação dos senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG); Virgínio de Carvalho (PSC-SE), Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Marco Antônio Costa (DEM-TO).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: