Aprovada declaração favorável a processos pacíficos na Colômbia

Da Redação | 18/08/2008, 20h09

O Parlamento do Mercosul aprovou nesta segunda-feira (18), por unanimidade, proposta na qual se congratula com o povo e com as autoridades colombianas pelo sucesso da operação de resgate da senadora Ingrid Betancourt, que foi refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia ( Farc ). Por iniciativa do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), o Parlamento declara ainda seu apoio aos esforços para a liberação dos demais reféns e a processos negociados e pacíficos que levem ao fim do conflito interno colombiano.

Na mesma declaração, o Parlamento manifesta seu entendimento de que todos os grupos políticos e Estados do continente têm de observar "estrito e incondicional respeito" aos direitos humanos dos cidadãos da região. E expressa seu desejo de que "a Colômbia se reencontre definitivamente com seu grande destino de nação socialmente coesa, economicamente desenvolvida e politicamente harmônica, nos marcos do processo de integração da América do Sul".

No texto proposto por Azeredo e aprovado nesta segunda-feira, o Parlamento lamenta que haja ainda expressivo número de reféns em poder das Farc e reafirma seu papel "como concerto dos legislativos das nações democráticas da América do Sul".

Discutiram a matéria, entre outros, os senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE), Pedro Simon (PMDB-RS) e Aloizio Mercadante (PT-SP).

A proposta de Azeredo foi o último item votado nesta segunda-feira. Na terça (19), o Parlamento do Mercosul volta a reunir-se em sessão plenária.

Brasiguaios

A pedido do deputado paraguaio Eric Salum, o presidente do Parlamento do Mercosul, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), pedirá ao presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, que interceda junto à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional para que cancele a visita de inspeção sobre a situação das terras de brasileiros que estariam sendo ameaçadas de invasão por sem-terra paraguaios. Salum propôs que o Parlamento do Mercosul envie uma comissão com esse objetivo, composta por representantes dos quatro países do bloco.

Rita Nardelli / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: