TV Senado reapresenta 'O Lago dos Cisnes', com o Balé Acrobático da China

Da Redação | 15/08/2008, 18h30

A TV Senado reapresenta neste fim de semana o especial O Lago dos Cisnes, com o Balé Acrobático da China. O especial, apresentado na semana passada, encantou os telespectadores pela mistura de balé e acrobacia em um dos mais consagrados repertórios clássicos. A representação atende a centenas de pedidos encaminhados à TV Senado.

O Lago dos Cisnes, de Tchaicovsky, é baseado em um conto de fadas alemão. O espetáculo narra a história de amor entre um jovem príncipe e Odette, uma rainha transformada em cisne por um feiticeiro. O programa vai ao ar sábado (16), às 15h30, e domingo, às 21h.

O programa Diplomacia, da TV Senado, vai discutir, neste fim de semana, a decisão dos Estados Unidos de reativar a Quarta Frota da Marinha, fora de operação desde 1950. Enquanto os Estados Unidos argumentam que a reativação da Quarta Frota visa o combate ao tráfico de drogas e ao terrorismo em países situados na costa do Atlântico Sul - sua área de atuação -, parlamentares desses países, inclusive do Brasil, têm protestado contra a reativação, considerada por eles como desnecessária. O programa vai ao ar no sábado (16), às 11h30 e às 22h30, e no domingo (17), às 9h e às 17h.

O Espaço Cultural deste fim de semana mostra a bem-sucedida parceria entre o trombonista Zé da Velha e o trompetista Silvério Pontes. Juntos há mais de 17 anos, os dois músicos dão um toque especial à gafieira, ao samba, ao maxixe e ao choro.

O sergipano Zé da Velha ganhou o apelido por andar com músicos da Velha Guarda. José Alberto Rodrigues Matos foi influenciado musicalmente pelo pai, alfaiate profissional e instrumentista amador, e começou a tocar trombone aos 15 anos, no Rio de Janeiro. Silvério Pontes é trompetista do grupo de reggae Cidade Negra e tocou ao lado de grandes artistas brasileiros como Luiz Melodia, Tim Maia e Elza Soares.

A parceria entre Zé da Velha e Silvério Pontes começou em 1991. Quatro anos depois, os músicos foram indicados para o Prêmio Sharp com o disco Só Gafieira, o primeiro da dupla. Desde então, foram vários lançamentos de CD, como Tudo Dança - Choros, maxixes, sambas; Só Pixinguinha e Eu e Ele. No sábado, o programa vai ao ar às 24h e no domingo às 14h30.

Ainda no próximo fim de semana, o programa Leituras entrevista o escritor Miguel Sanches Neto. Colunista da Gazeta do Povo e da revista Carta Capital, Miguel já publicou mais de 350 artigos sobre literatura e tornou-se um dos mais importantes críticos literários da atualidade.

Nascido no interior do Paraná, Miguel começou a escrever na adolescência, mas foi com o romance autobiográfico Chove sobre minha Infância, lançado em 2000, que começou a ser conhecido.

Professor universitário, com doutorado em Teoria Literária pela Unicamp, Miguel publicou outros livros de contos e de crônicas como Hóspede Secreto, que ganhou o Prêmio Nacional Cruz e Sousa, em 2003, e o Herdando uma Biblioteca, em 2004, pela Editora Record. No programa, Miguel fala sobre A Primeira Mulher, seu mais recente livro, um romance policial com duas histórias paralelas que se encontram no final e criam um fator surpresa, prendendo a atenção do leitor.Leituras vai ao ar às 9h30 e às 20h deste sábado e no domingo às 8h e às 20h30.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: