Jefferson Praia demonstra preocupação com população desalojada de parque nacional no Amazonas

Da Redação | 06/08/2008, 21h47

O senador Jefferson Praia (PDT-AM), em discurso nesta quarta-feira (6), mencionou sua preocupação a respeito do destino das quase 8 mil pessoas que vivem na área do Parque Nacional Mapinguari, criado por decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, no dia 5 de junho, na região sul do estado do Amazonas.

Ele anunciou o envio de ofício aos presidentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do presidente do Instituto Chico Mendes pedindo informações sobre o destino das famílias que moram na área do novo parque, para onde serão transferidas se tiverem de abandonar o local, e até se poderão ser aproveitados nos serviços de atividade ambiental projetados para o novo parque.

- Será preciso oferecer uma alternativa humana e decente para a sobrevivência das famílias - afirmou.

Jefferson Praia mais uma vez cobrou a atuação forte do Estado na região da Amazônia, com as presenças dos governos municipal, estadual e federal para atender aos anseios da população, que sofre restrições em função da necessidade de proteção da floresta. O parlamentar frisou que, ao se pensar em políticas que envolvam a preservação das árvores e dos rios, não se pode esquecer que lá há seres humanos. O senador insistiu ainda na necessidade de definição de uma "política adequada" para o bom aproveitamento da região.

- Os estados da Amazônia estão condenados a importar alimentos? O Amazonas importa 80% do que consome - disse.

Ao dialogar com o senador Jefferson Praia ao final da sessão plenária, o senador Expedito Júnior (PR-RO) afirmou que deve ser dado à população da Amazônia o direito de deliberar sobre seu modelo de desenvolvimento.

- Se querem que sejamos o pulmão do mundo, que nos compensem por isso. Que nos dêem alternativas, para que nosso povo não fique mais pobre do que já está - protestou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: