Para Mozarildo, CPI da Amazônia vai propor soluções para a região

Da Redação | 17/07/2008, 17h10

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse, nesta quinta-feira (17), que a Comissão Parlamentar de Inquérito da Amazônia vai ajudar a resolver alguns dos problemas da região. A CPI, cujo requerimento de criação, encabeçado por Mozarildo, foi encaminhado à Mesa na última semana, deverá ser efetivamente instalada depois do recesso parlamentar, que começa nesta sexta-feira (18) e se estende até o dia 31 de julho.

Entre os principais problemas que devem ser abordados pela comissão, Mozarildo apontou os conflitos de terras, a violação das fronteiras, o descaminho de produtos minerais e o uso da Amazônia como rota do contrabando de armas e do tráfico de drogas.

- Temos que fazer um diagnóstico e indicar o tratamento adequado para a Amazônia - explicou.

O senador também criticou o descaso do governo federal com a Amazônia. De acordo com o representante de Roraima, ministérios como o da Integração Nacional, do Desenvolvimento Agrário e da Saúde e órgãos como a Fundação Nacional do Índio (Funai) atuam mal na região.

- Não há na Amazônia Forças Armadas nem Polícia Federal adequadamente equipadas e com efetivo suficiente. Não há presença dos ministérios na região - criticou.

Mozarildo foi aparteado pelos senadores Augusto Botelho (PT-RR) e Jefferson Praia (PDT-AM).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: