Brasília Super Rádio FM pede apoio a senadores para resolver dificuldades financeiras

Da Redação | 16/07/2008, 14h21

matéria retificada às 10h55

O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Cristovam Buarque (PDT-DF), sugeriu a criação de uma associação de amigos da Brasília Super Rádio FM com a finalidade de contribuir para a manutenção da emissora. A proposta foi apresentada, na manhã desta quarta-feira (16), à diretora da rádio, Lúcia Garófalo, que foi à CE discutir as dificuldades financeiras enfrentadas pela emissora e as providências que podem ser adotadas.

Cristovam disse ser fã da rádio, que ele considera um patrimônio da sociedade pelo tipo de programação que apresenta, e pediu apoio à Secretaria de Cultura do Distrito Federal para que a emissora se consolide e continue em funcionamento. Na opinião do senador, outra emissora que viesse a substituir a Brasília Super Rádio FM não manteria o diferencial da rádio.

Durante o encontro, Lúcia Garófalo explicou que o maior problema enfrentado pela rádio no momento é o risco de sair do ar no próximo dia 20, devido a questões relacionadas com direitos autorais cobrados pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). A diretora da rádio disse que, embora já esteja em curso uma negociação com o Ecad para que sejam criadas condições de serem feitos esses pagamentos, o acordo nunca é concluído. Acrescentou que, a cada nova tentativa de negociação, o valor da dívida aumenta.

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) disse que os problemas com o Ecad não são raros e que, a partir de agosto, quer examinar esse assunto com o objetivo de propor algum tipo de fiscalização efetiva por parte do governo. Marisa Serrano acredita que o problema poderia ser facilitado se o Ecad propusesse formas de pagamento sem asfixiar os devedores.

A senadora disse que outra forma de solucionar o problema da empresa seria buscar ajuda do governo local para que "não saia do ar algo tão importante para a cultura da cidade". Ela sugeriu que a rádio realize ações para ajudar Brasília na divulgação de programações culturais em troca de apoio.

Participou do encontro a professora e chefe do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB), Beatriz de Freitas Salles.

Consolidada em 28 anos de atividade independente no Distrito Federal, a Brasília Super Rádio FM é uma das duas únicas emissoras no mundo inauguradas pelo Papa. A outra é a rádio do Vaticano. O criador e diretor-presidente da Brasília Super Rádio FM foi o jornalista Mário Garófalo, falecido em 28 de setembro de 2004. A emissora transmite em sua programação músicas eruditas, óperas, jazz, trilhas sonoras e música popular brasileira, além de noticiário com informações locais, nacionais e internacionais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: