Valadares: Especulação financeira é a principal causa do aumento dos preços dos alimentos
Da Redação | 08/07/2008, 18h23
Ao alertar para o risco de graves tensões sociais e políticas devido à alta nos preços dos alimentos, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) apontou a especulação financeira como a principal causa da presente onda inflacionária. Valadares criticou os fundos especulativos em todo o mundo por "ganharem rios de dinheiro, jogando suas cartas - diante do fraco desempenho da economia americana - na escalada dos preços dos produtos primários e não somente agrícolas".
- Com relação ao capital especulativo e sua sede de lucrar com commodities, esse ponto tem que ser atacado: é preciso uma reação enérgica do governo e de todos os governos o quanto antes. Não se pode, em nome da agiotagem, permitir que o circo pegue fogo, que a população mais pobre pague a conta da especulação para alegria dos aplicadores internacionais - disse.
Na avaliação de Valadares, a atual crise inflacionária não é gerada por problemas climáticos, pela alta do preço do barril de petróleo e nem pelo interesse dos Estados Unidos na produção de biocombustíveis, como freqüentemente alegado. Ele acrescentou que o atual surto inflacionário tem características muito graves por atingir, em nível mundial,produtos básicos destinados às camadas sociais menos favorecidas da população.
Tratando dos remédios para debelar o problema, Valadares considerou a elevação da taxa de juros - mecanismo utilizado pelo governo - inadequado, uma vez que compromete qualquer iniciativa de crescimento econômico produtivo, de forma sustentada.
- Aumentar a taxa de juros é premiar os aplicadores estrangeiros em papéis brasileiros, em títulos da dívida pública - afirmou.
Valadares se mostrou favorável à criação de uma comissão composta por membros dos Poderes Executivo e Legislativo com o objetivo de tratar a questão com exclusividade.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: