Camata quer homenagear pai que não desistiu de encontrar o filho perdido na selva

Da Redação | 02/07/2008, 15h22

O senador Gerson Camata (PMDB-ES) sugeriu nesta quarta-feira (2) que no próximo Dia dos Pais, a ser comemorado em 10 de agosto, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) convide o agricultor Edilson Avelino dos Santos e lhe preste uma homenagem por não ter desistido de encontrar o filho, Jonatan, de 18 anos, que havia se perdido em plena selva amazônica. Após 71 dias de busca, Edilson encontrou o filho ainda vivo, mas o rapaz, enfraquecido, morreu pouco depois, em seus braços.

- A polícia desistiu, o Exército desistiu, a Aeronáutica desistiu, os amigos desistiram, mas o pai ficou, levando mordida de mosquito, de besouro, de cobra, atrás do seu filho, até que o encontrou vivo - disse o senador, emocionado.

Camata lembrou o relato feito por Edilson Avelino dos Santos do que sentiu quando, ao encontrar o filho ainda vivo, o abraçou. Para o pai, disse o senador, pareceu que o filho finalmente se acreditava em casa ao vê-lo, e, então, morreu nos seus braços sem dizer uma palavra.

Para o senador, Edilson deu "um exemplo monumental de paternidade responsável" e "é um herói e um exemplo de pai para o Brasil". O senador citou o chefe dos bombeiros que participaram das buscas por Jonatan, que se admirou pelo fato de o jovem ter resistido tanto tempo na selva. Segundo o militar, pessoas nas condições em que ele se encontrava sobrevivem apenas três ou quatro dias.

Camata também citou a mãe de Jonatan, a qual teria dito que, quando faltava comida em casa, o filho saía para caçar paca e tatu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: