Mesquita Júnior aponta manipulação na divulgação de dados do Ipea
Da Redação | 25/06/2008, 19h03
O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) condenou suposta manipulação de informações pelo presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, durante a divulgação de informações sobre a queda no índice de desigualdade de renda entre os trabalhadores assalariados nas seis maiores regiões metropolitanas do país.
O parlamentar leu artigo da jornalista Dora Kramer, publicado, nesta quarta-feira (25) no jornal O Estado de S. Paulo, no qual ela acusa o presidente do Ipea de ter omitido informações para beneficiar o atual governo. Segundo ela, Pochmann enfatizou que o Índice Gini (que vai de 0 a 1, variando da igualdade à desigualdade em ordem crescente) caiu de 0,54 para 0,50 nos últimos seis anos, não se referindo à redução de 0,60 para 0,54 entre 1999 e 2003, que é proporcionalmente maior. O índice Gini mede o grau de distribuição da renda (ou, em alguns casos, os gastos com o consumo) entre os indivíduos em uma economia.
Para a jornalista, a exposição de Pochmann "faria adequada figura" no horário eleitoral, mas "soa como uso abusivo de função" por ser ele presidente de "um instituto cuja credibilidade está diretamente ligada ao grau de impessoalidade da conduta de seus profissionais na elaboração dos estudos". O senador pediu a transcrição do artigo nos Anais do Senado.
Mesquita Júnior afirmou que o governo federal manipula a informação "pela via mais odienta, que é o aparelhamento do Estado". Para ele, o atual governo não tem necessidade de manipular a informação, o que chamou de "uma política nociva, perigosa, que desmerece".
Amazônia
Ao iniciar seu pronunciamento, Mesquita Júnior apoiou o discurso realizado minutos antes pelo senador Jefferson Praia (PDT-AM), afirmando que sustentável tem de ser o desenvolvimento dos habitantes da Amazônia. Ele disse que "é preciso escoimar da Amazônia as atividades predatórias", mas defendeu, em contrapartida, "um projeto de muita atividade na região". Em aparte, Jefferson Praia agradeceu o apoio.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: