Entra em vigor lei que altera horário do Acre e de partes do Amazonas e do Pará
Da Redação | 24/06/2008, 12h50
Desde a zero hora desta terça-feira (24), o Brasil passou a ter três fusos horários e não mais quatro. De acordo com a lei 11.662/08, sancionada a partir de projeto de autoria do senador Tião Viana (PT-AC) e que entrou em vigor nesta terça-feira, o estado do Acre e parte do estado do Amazonas, que ocupavam o quarto fuso horário brasileiro, passam a ter apenas uma hora a menos em relação ao horário de Brasília. Pela mesma lei, todo o estado do Pará fica com o mesmo horário da capital do país.
O estado do Acre tinha uma diferença de duas horas em relação ao horário de Brasília e o Amazonas ocupava dois fusos horários - alguns municípios tinham uma diferença de duas horas em relação à capital e outros, de uma hora. O Pará também tinha dois fusos: os municípios da parte ocidental tinham uma diferença de uma hora em relação a Brasília, enquanto os demais possuíam o mesmo horário da capital.
Quando justificou a apresentação do projeto que deu origem à nova lei, Tião Viana ressaltou que a redução do fuso horário contribuirá para maior integração daquelas regiões com o sistema financeiro do resto do país, bem como para facilitar as comunicações e o transporte aéreo. Para o senador, as mudanças significarão maior participação dessas regiões na vida econômica, política e cultural dos estados mais desenvolvidos.
Na ocasião, Tião Viana também lembrou que, de acordo com estudos, o fato de as pessoas adiantarem seus relógios em uma hora nessas regiões mais ocidentais do país permite melhor adaptação à ordem temporal interna da população, o que favorece o ciclo laboral e proporciona mais conforto às pessoas.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: