Flexa Ribeiro lamenta morte do escritor Benedicto Monteiro
Da Redação | 17/06/2008, 17h12
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) lamentou em Plenário, nesta terça-feira (17), a morte do escritor paraense Benedicto Wilfredo Monteiro, no último final de semana, aos 84 anos de idade. Ele pediu que o Senado envie condolências à família do romancista e à Academia Paraense de Letras.
Autor, entre outros, de A Terceira Margem, Benedicto Monteiro teve livros lançados na Holanda, na Itália e na Alemanha, que inclusive foram objeto de teses de mestrado e doutorado, conforme Flexa Ribeiro. Utilizando sua experiência literária, contextualizou a história do Pará, resgatando os valores da cultura do estado, lançando uma síntese da história paraense.
O senador lembrou que Benedicto Monteiro exerceu os cargos de promotor público, juiz de direito e secretário de estado. Deputado estadual, foi cassado em 1964, tendo seus direitos políticos suspensos por dez anos. Com a redemocratização do país, foi eleito deputado federal e reeleito para a Assembléia Constituinte. Ele criou a Procuradoria Geral e a Defensoria Pública do estado do Pará.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: