Ex-senador Meira Filho é sepultado em Brasília

Da Redação | 09/06/2008, 12h30

O ex-senador pelo Distrito Federal João Assis Meira Filho morreu neste domingo (8) em João Pessoa, aos 85 anos, vítima de aneurisma cerebral, e foi sepultado no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, no início da noite.

Jornalista e radialista, Meira Filho foi um dos fundadores da Rádio Nacional de Brasília e primeiro apresentador de programas de auditório na emissora, no final da década de 1950.

Locutor oficial da Presidência da República no governo de Juscelino Kubitschek, Meira Filho apresentou também, durante 15 anos, o Programa do Meira e chegou a ser um dos locutores da Voz do Brasil. Com a popularidade conquistada na sua atividade de radialista, construiu sua base eleitoral no então PFL.

Meira Filho nasceu em Taperoá (PB) e chegou a Brasília em 1958, tornando-se um dos pioneiros mais famosos e populares. Recebeu mais de 50 medalhas e condecorações pelos serviços prestados ao Distrito Federal.

Senador constituinte, integrou a primeira bancada eleita pelo Distrito Federal - ao lado dos ex-senadores Maurício Corrêa e Pompeu de Sousa - no período da redemocratização do país. Na sua atuação parlamentar (1987-1995), Meira Filho destacou-se pela preocupação com questões sociais e especialmente com problemas urbanos. Entre os projetos que apresentou, está o que tinha por objetivo tornar obrigatório o uso do cinto de segurança em automóveis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: