Projeto Origami do Centenário é lançado no Congresso
Da Redação | 04/06/2008, 20h59
O Congresso Nacional recebeu nesta quarta-feira (4) representantes da comunidade formada por descendentes dos imigrantes japoneses para o lançamento oficial do projeto Origami do Centenário, cujo objetivo é a construção de um painel com as bandeiras dos dois países, formado por 500 mil dobraduras com mensagens, ou desejos, escritos em seu interior. O projeto integra as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa e é a primeira iniciativa promovida em conjunto pelos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
- Há 100 anos eles chegaram ao país e hoje já são um milhão e seiscentas mil pessoas que ajudaram e continuam ajudando o Brasil a se desenvolver - afirmou o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que é vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão e representante do estado com a terceira maior comunidade japonesa do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Paraná.
O projeto pretende mobilizar pessoas do Brasil e do Japão, onde foi lançado em abril, na construção do painel artístico "Sonho Brasileiro". Depois de pronto, o painel de origamis com os desejos será instalado no Congresso Nacional. De acordo com o senador, a idéia é expandir o projeto para todos os 27 estados, e a expectativa é de se chegar a cinco milhões de origamis.
- Meu pedido foi paz, mas vou fazer vários: saúde, progresso para o Brasil. Você pode fazer quantos origamis quiser - explicou.
Participaram da cerimônia, além do senador, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, o embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanouchi; a embaixadora Regina Dunope; os deputados Hidekasu Takayama, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, e William Woo, coordenador-geral do Projeto Origami do Centenário; a miss centenário Brasil-Japão, Karina Eiko Nakahara; e o mágico Issao Imamura, entre outros.
O origami é a arte de dobrar papel, utilizada, desde o século XVII, para finalidades didáticas, decorativas, terapêuticas e como passatempo. Quem quiser participar do painel pode depositar seu origami nas urnas localizadas na Câmara dos Deputados.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: