Simon explica a atividade parlamentar a alunos da Escola Comunitária de Campinas

Da Redação | 28/05/2008, 14h24

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) recebeu, na manhã desta quarta-feira (28), no auditório do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Comunitária de Campinas (SP) para uma aula sobre a atividade parlamentar e o Poder Legislativo. O objetivo do encontro, que acontece anualmente, é explicar aos estudantes o papel do parlamentar e procurar incentivá-los a participar da política desde cedo.

Ao responder a uma pergunta sobre a reeleição, o senador afirmou que esse instituto é "um absurdo" e disse que sempre votou contra a sua adoção. Disse ainda que o Brasil precisa parar de discutir o terceiro mandato para o Executivo e colocar em pauta problemas como a saúde e a educação. Em sua opinião, um partido que fica permanentemente no poder acaba governando de forma "relaxada". Para Simon, uma das coisas boas da democracia é a alternância do poder.

Os alunos questionaram o motivo pelo qual a educação no Brasil continua sem receber a devida prioridade. O senador lamentou essa situação e observou que, por muito tempo, a educação ficou nas mãos das escolas particulares, e, só depois, o Estado reforçou as escolas públicas, que, em sua opinião, ainda estão longe do ideal. Ele citou os parlamentares que lutam pela educação, entre os quais o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Para Simon, a "abertura exagerada de faculdades particulares" que ocorre no país não vai resolver o problema da educação e o governo precisa de programas essenciais voltados para o setor.

Em resposta aos alunos que perguntaram sobre a possibilidade do fim do voto secreto nas decisões do Congresso, Simon manifestou sua opinião de que a votação deveria ser aberta no Parlamento, pois isso permite ao eleitor acompanhar as posições adotadas pelo parlamentar que elegeu para representá-lo. O senador entregou aos estudantes o livro de sua autoria Dois Mundos - em Busca de Valores e Referências.

No início de sua exposição aos estudantes, Simon destacou a importância da modalidade de educação a distância e explicou que o ILB tem um papel fundamental no Senado. Ele lembrou que o instituto, além de oferecer cursos a distância, promove também cursos e palestras sobre democracia para os senadores e deputados e oferece aulas àqueles que querem preparar-se para o cargo de prefeito ou vereador. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: