Efraim propõe a criação do Dia Nacional do Sanfoneiro

Da Redação | 26/05/2008, 16h53

O senador Efraim Morais (DEM-PB) anunciou, nesta segunda-feira (26), a apresentação de projeto de lei que institui o Dia Nacional do Sanfoneiro, a ser celebrado anualmente em 26 de maio, data de nascimento de um dos maiores astros da sanfona no Brasil, o paraibano Sivuca (1930-2006).

Efraim disse que o projeto homenageia o talento e a contribuição dos sanfoneiros para a valorização da cultura brasileira. Afirmou ainda que a música tem contribuído para a expansão das fronteiras nacionais e que Sivuca - nascido Severino Dias de Oliveira, no município de Itabaiana, e falecido em João Pessoa - colaborou de maneira decisiva para o enriquecimento da música regional e popular e para a divulgação da sanfona mundo afora.

Instituto

O parlamentar também aproveitou para encaminhar voto de louvor pelos 60 anos de atividade do Instituto de Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha. Na oportunidade, o senador destacou a atuação da presidente da entidade, professora Susy Belarmino, e felicitou os atuais e ex-alunos, os professores e colaboradores do instituto que, segundo ele, se dedicam a uma causa nobre.

Efraim comentou que a instituição enfrentou recentemente grave crise financeira que vem sendo combatida com o esforço de pessoas de diversos setores da Paraíba.

- A luta ainda é dura, mas a sociedade paraibana, os empresários, políticos e todos os homens e mulheres de bem não hesitaram em contribuir, com recursos ou outras formas de colaboração, com esse verdadeiro patrimônio social de meu estado. Estimo, de coração, que tais esforços persistam no tempo - ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: