Para Jefferson, reação à internacionalização da Amazônia deve ser bem-humorada

Da Redação | 21/05/2008, 16h59

O debate sobre a internacionalização da Amazônia deve ser replicado com bom-humor, e os brasileiros não devem reagir de modo enraivecido a menções a respeito do tema. Essa é a opinião do senador Jefferson Péres (PDT-AM), que, em discurso nesta quarta-feira (21), mencionou artigo publicado pelo jornal The New York Times, esta semana, com a tese de que a floresta amazônica deve ficar sob jurisdição internacional.

- Não tenho medo da cobiça internacional, mas sim da nacional, das ações de pecuaristas e madeireiros que poderão levar ao holocausto ambiental da região - advertiu.

Para ele, a resposta adequada ao tema, costumeiramente mencionado por setores ambientalistas de países como os Estados Unidos, deve ser similar à dada pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) em recente seminário. Questionado sobre essa possibilidade, o parlamentar pelo Distrito Federal afirmou que, por essa lógica, Califórnia, Paris ou o Alasca também deveriam ser internacionalizados.

Jefferson disse acreditar que tal debate leva os brasileiros a perceberem sua responsabilidade sobre aquela região. Afirmou ainda que o questionamento da soberania brasileira na Amazônia só poderia ser aventado caso algumas situações limites se configurassem, como o "holocausto ecológico, um processo de pauperização que levasse a população a se tornar refém do narcotráfico ou o descaso nas áreas de educação e pesquisa".

O parlamentar defendeu ainda o fortalecimento do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), dos centros de biotecnologia das universidades brasileiras e pediu uma presença maior das Forças Armadas no local. Em aparte, o senador João Pedro (PT-AM) citou também a necessidade de fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: