Chanceler austríaco deve discursar na sessão que celebra fim da escravidão

Da Redação | 12/05/2008, 12h42

Acompanhado de delegação de empresários dos setores financeiro, siderúrgico, turístico, energético e de transporte, o chanceler federal da República da Áustria, Alfred Gusenbauer, visita nesta terça-feira (13) o Senado, devendo discursar na sessão especial em que a Casa celebra os 120 anos da abolição da escravatura. Homenageada nesta sessão, a princesa Isabel, que assinou a Lei Áurea, era neta da arquiduquesa Leopoldina da Áustria, pertencente à Casa de Habsburgo.

A vinda de Gusenbauer ao Brasil dá seguimento à visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez à Áustria, em 2006, e coincide com um momento em que as relações entre os dois países registram crescente dinamismo. De acordo com o Itamaraty, os dois países compartilham as mesmas idéias a respeito do fortalecimento da democracia, do multilateralismo, do respeito aos direitos humanos e da promoção do desenvolvimento com justiça social.

Nessa visita ao Brasil, o chanceler austríaco vai também a São Paulo, tendo encontros na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e na empresa siderúrgica Villares Metals, adquirida em 2004 pelo grupo austríaco-sueco Böhler-Uddeholm AG.

Em Brasília, Gusenbauer terá encontro de trabalho com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, seguido de almoço no Palácio Itamaraty.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: