Arthur Virgílio: general da ativa deveria abster-se de opinar sobre questões políticas

Da Redação | 18/04/2008, 11h45

Em discurso nesta sexta-feira (18), o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) comentou as declarações do comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, sobre os problemas de segurança em áreas de fronteira. O parlamentar disse concordar com o general, que, na quarta-feira (16), chamou a política indigenista brasileira de "caótica" e "lamentável", considerando uma ameaça à soberania nacional a demarcação de reservas indígenas contínuas em região de fronteira. No entanto, Arthur Virgílio considerou equivocado o fato de o militar ter-se manifestado em público sobre tais questões.

- Não estou defendendo o governo Lula, que não tem autoridade e se pela de medo das casernas. Mas considero que um general da ativa deveria se abster de opinar sobre questões políticas. Quero militares bem armados, bem equipados e bem pagos, mas não os quero determinando os rumos da política nacional -, afirmou.

Em aparte, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) sugeriu que o general Heleno fosse convidado a comparecer ao Senado, "mesmo que em sessão fechada", para prestar esclarecimentos sobre os problemas de segurança na fronteira por ele apontados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: