Senado tem uma semana de atividades sobre o Continente Antártico

Da Redação | 16/04/2008, 12h16

A Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas e a Frente Parlamentar em Prol do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) promoverão, entre os dias 6 e 9 de maio, uma série de atividades dedicadas a registrar a importância do Continente Antártico.

No dia 7, a partir das 9h, haverá um seminário sobre o Continente Antártico e sua influência nas mudanças climáticas globais. Estão previstas palestras sobre o papel da Antártica nas mudanças climáticas globais, com enfoque nas conseqüências ambientais e econômicas para o Brasil; os recursos minerais e energéticos; e o caráter frágil e único do ambiente antártico. Os debates contarão com a participação de parlamentares, pesquisadores, representantes de organizações não-governamentais e autoridades públicas do setor.

O seminário será realizado no auditório Antonio Carlos Magalhães, que fica no Interlegis. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.interlegis.gov.br.

Programação

No dia 6, haverá o lançamento dos livros Brasil na Antártica - 25 Anos de História, da Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar, e O Brasil e o Meio Ambiente Antártico, do Ministério do Meio Ambiente. As publicações serão lançadas em solenidade na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, às 18h30.

No dia 8, haverá uma sessão solene do Congresso Nacional em homenagem ao Ano Polar Internacional - conjunto de ações científicas com interesse comum nos pólos Ártico e Antártico. A sessão está marcada para as 10h, no Plenário do Senado.

Na programação, ainda, está a exposição O Brasil na Antártica, com registros da atuação de brasileiros no continente. A mostra pode ser visitada de 6 a 9 de maio, no hall de entrada do Auditório Antonio Carlos Magalhães.

Nos dias 6 e 8 de maio, alunos dos 5º e 6º anos das escolas públicas do Distrito Federal poderão assistir ao filme Happy Feet - O Pingüim, no mesmo auditório. As sessões serão às 9h e às 15h. Os interessados deverão confirmar presença pelo e-mail srpeventos@senado.gov.br ou pelos telefones (61) 3311-1992, 3311-3344 e 3311-1588.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: