Daniela Mercury apóia projeto de ensino de música nas escolas

Da Redação | 08/04/2008, 15h11

O projeto que torna obrigatório o ensino de música na educação básica (PLS 330/06) recebeu nesta terça-feira (8) o apoio da cantora baiana Daniela Mercury. Ela esteve na audiência pública promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) - que debatia as experiências das escolas mais bem colocadas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) - para anunciar que compareceria, em seguida, a um encontro com o ministro da Educação, Fernando Haddad, onde defenderia a aprovação da proposta, de autoria da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA).

- É um projeto pertinente, que pretende promover o ensino básico da música, uma arte que proporciona muitos resultados no desenvolvimento cognitivo e na auto-estima das crianças, além de ajudar a desenvolver o raciocínio. A educação artística hoje é muito simplista, e o ensino da música pode trazer às crianças e aos jovens um reforço de sua identidade e uma maior aproximação com a sua própria cultura - enumerou Daniela, em entrevista concedida logo após deixar a reunião.

Na opinião da cantora, o ensino da música nas escolas públicas pode ajudar a reduzir a distância que ainda existe entre o ensino público e o privado. Antes de deixar a comissão, Daniela recebeu um abraço da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), que presidia os trabalhos da CE e disse ser sua admiradora.

Uma das participantes da audiência, a diretora do Colégio Vértice, de São Paulo (SP), Walkíria Aparecida Gattermayr Ribeiro, disse que há 30 anos a música é matéria obrigatória da escola, que obteve segundo lugar do Enem em 2006.

O projeto foi aprovado em decisão terminativa pela comissão em dezembro do ano passado e encontra-se na Câmara dos Deputados desde janeiro deste ano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: