Garibaldi diz que MP para socorrer atingidos pelas enchentes no Nordeste será "abençoada"

Da Redação | 03/04/2008, 21h17

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, fez um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (3) para que assine a medida provisória para socorrer os atingidos pelas enchentes que afligem o Nordeste. Garibaldi, que lidera campanha contra o uso abusivo das medidas provisórias que travam a pauta do Congresso Nacional, disse que essa MP será "abençoada", porque atinge aos pressupostos constitucionais de relevância e urgência.

- Eu faria um apelo ao presidente Lula e diria até que seria a única medida provisória com que eu poderia concordar. Ela viria ao encontro daqueles que estão sofrendo por força da calamidade das águas - disse.

De acordo com Garibaldi, a MP já estaria pronta no Ministério do Planejamento, apenas aguardando a assinatura do presidente. Ele pediu a Lula que envie a medida para socorrer os atingidos ao Congresso o mais rápido possível.

Garibaldi Alves disse que, em seu estado, as chuvas atingem especialmente as regiões do Vale do Apodi e Vale do Açu, onde centenas de famílias estariam desabrigadas. A calamidade no Rio Grande do Norte foi abordada nesta quinta-feira em Plenário também pelos senadores potiguares José Agripino e Rosalba Ciarli, ambos do Democratas.

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), por sua vez, disse que o fenômeno também atinge o Piauí, e em proporções só observadas há cerca de duas décadas.

- Lamento que, novamente, a incompreensão das águas retorne, trazendo calamidade e desassossego para as famílias - disse, reforçando o pedido por providências ao governo federal.

Em nome do Maranhão e de todos os estados atingidos, a senadora Roseana Sarney (PMDB) também pediu atenção especial ao problema.

- O Maranhão vive um momento difícil causado pelas chuvas, que têm deixado rastro de destruição e desabrigo para milhares de pessoas. Peço particularmente ao presidente Lula que socorra com presteza as vítimas das enchentes no Maranhão e em todo o Nordeste - disse ela.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: