Comissão convida Timothy Mulholland para discutir o papel das fundações vinculadas às universidades
Da Redação | 11/03/2008, 14h47
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (11) requerimento do seu presidente, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), para a realização de audiência pública, com a presença do presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) e reitor da Universidade de Brasília (UnB), Timothy Mulholland, sobre o papel e a gestão das fundações vinculadas às instituições federais de ensino superior.
Em audiência pública da CE sobre o assunto na última quarta-feira (5), Cristovam classificou de imoral a aplicação de recursos da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), ligada à UnB, para a reforma e a decoração do apartamento funcional onde morava Timothy Mulholland.
Convidado para reunião do dia 5, Timothy Mulholland comunicou à comissão que não poderia participar do debate por problemas de saúde. Na ocasião, Cristovam Buarque defendeu a importância das fundações para resolver problemas decorrentes da atual falta de autonomia das universidades, mas criticou o uso indevido de seus recursos.
Também foi aprovado requerimento da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) para a realização de audiência pública inserida no 2º Simpósio e Fórum Público Educação, Igualdade e Justiça Social, com a presença dos ministros da Educação do Brasil, da África do Sul e da Inglaterra. O objetivo é debater as reformas educacionais realizadas nesses países.
Por sugestão do senador Flávio Arns (PT-PR), também foi aprovada audiência pública, na forma de painel, que será feita em parceria com a Fundação Santilhana, para debater a reforma educacional na Espanha e no Brasil. Já o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) propôs requerimento, que foi aprovado, comemorando os 100 anos do Colégio Batista Shepard do Rio de Janeiro.
A comissão aprovou ainda requerimento do senador Raimundo Colombo (DEM-SC) para realizar audiência pública com o propósito de debater a criação da Empresa Brasil de Comunicação, responsável para TV Brasil. O debate ocorrerá na Subcomissão Permanente de Cinema, Teatro, Música e Comunicação Social, com a participação do ministro Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, entre outros convidados.
A subcomissão também fará audiência pública para debater a elaboração de uma lei específica (geral) para o setor teatral. O debate foi sugerido pelos senadores Paulo Duque (PMDB-RJ), Paulo Paim (PT-RS), Rosalba Ciarlini (DEM-RN),Romeu Tuma (PTB-SP) e Demóstenes Torres (DEM-GO).
Jornal do Senado
A Comissão da Educação aprovou requimento de congrutalações ao Jornal do Senado pelo suplemento de oito páginas publicado na segunda-feira (10) que teve por base os resultados do ciclo de audiências organizado pelo colegiado entre abril e setembro de 2007 com o tema "Idéias e Propostas sobre a Educação Brasileira".
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: