Sibá destaca benefícios do Programa Territórios da Cidadania
Da Redação | 27/02/2008, 16h15
O senador Sibá Machado (PT-AC) elogiou, nesta quarta-feira (27), o Programa Territórios da Cidadania, lançado pela Presidência da República na última segunda-feira (25) e destinado a promover melhorias nas localidades com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e econômico do país. Sibá destacou que o programa tem como meta a implementação de 60 territórios em 2008 e mais 120 em 2009.
Para isso, continuou o senador, serão desenvolvidas 135 ações por 15 ministérios, em parceria com prefeituras e governos estaduais. O senador assinalou que essas ações deverão beneficiar mais de dois milhões de famílias de pequenos agricultores, assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas, pescadores e comunidades tradicionais. O programa já tem, apenas para 2008, um orçamento superior a R$ 11 bilhões.
Sibá também explicou que, para o Territórios da Cidadania, foram selecionados municípios com até 50 mil habitantes e densidade populacional menor que 80 habitantes por quilômetro quadrado. Tiveram prioridade as localidades com menor IDH, maior número de beneficiários do Programa Bolsa Família, menor dinamismo econômico e maior organização social.
- Nessas áreas, 3,7 milhões de famílias já recebem o Bolsa Família, mas a maior parte delas ainda não tem o resto: saneamento, luz, escolas, saúde, assistência técnica para a agricultura e crédito. De modo que o Territórios da Cidadania é um passo adiante do principal programa social federal: o Bolsa Família - comentou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: