Plenário acelera votação da DRU
Da Redação | 19/12/2007, 19h27
A votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga a Desvinculação de Receitas Orçamentárias (DRU) foi acelerada nesta quarta-feira (19) por acordo de líderes. Foram suprimidos assim os chamados interstícios, intervalos exigidos entre uma sessão e outra de discussão da matéria, que está sendo examinada em segundo turno. O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN) realizou duas sessões-relâmpago pouco antes das 19h, e abriu em seguida a terceira sessão de discussão.
Entretanto, o temor do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), de esvaziamento da sessão, levou o Garibaldi a encerrar formalmente a discussão, passando aos encaminhamentos, com abertura do painel de votações. Encaminharam o voto pela aprovação da DRU, além do líder do governo, os líderes do PRB, Marcelo Crivella (RJ); do PP, Francisco Dornelles (RJ); do PT, Ideli Salvatti (SC); do PTB, Epitácio Cafeteira (MA); do PDT, Jefferson Péres (AM); e do PSDB, Arthur Virgílio (AM). O líder do DEM, José Agripino (RN), deixou a questão em aberto.
A partir dos encaminhamentos e da abertura do painel, os senadores passaram a se pronunciar sobre a DRU, e a extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) na madrugada do dia 13. Até as 19h10, haviam discursado o senador Arthur Virgílio e a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: