Valadares comemora elevação do IDH e se diz preocupado com fim da CPMF

Da Redação | 13/12/2007, 16h01

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) discursou nesta quinta-feira (13) comemorando a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil para 0,8, o que colocou pela primeira vez entre os países desenvolvidos. Esse índice, calculado pela Organização das Nações Unidas (ONU), é usado para auferir o grau de desenvolvimento dos países, sendo que quanto mais próximo de "1,0" chegar o país, mais desenvolvido será considerado. O índice atingido pelo Brasil é o menor necessário para que se considere o país desenvolvido.

Valadares disse, no entanto, temer que o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), com a rejeição de sua prorrogação pelo Senado na madrugada desta quinta, faça o Brasil retroceder novamente ao posto de "nação subdesenvolvida". Para ele, o fim da contribuição vai prejudicar milhões de pessoas.

- O remédio pode faltar no hospital; a ambulância pode não ir à estrada por falta de combustível; os atendimentos de hemodiálise podem sofrer um grande impacto; os exames de laboratório podem sofrer impactos - disse.

O senador observou que ainda há estados brasileiros onde o padrão de vida é muito baixo e, por isso, pediu mais investimentos sociais e mais políticas de distribuição de renda.

- É com cautela e preocupação que precisamos receber avanços como o do IDH, de tal forma que possamos reunir a força para lutar para melhorar o que tem que melhorar - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: